sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FALAMOS TAMBEM NA AULA DO PROFESSOR LAERCIO “ Jogos Implícito ”

Jogo Lúdico Implícito e Explícito
O significado da palavra lúdico é jogo, brincadeira. Os jogos lúdicos têm diversas características, das quais, no jogo lúdico implícito, não são fáceis de visualizar, para isso deve haver um olhar crítico sobre tal, para então constatar que ali existe um jogo e que é lúdico.

Jogo Lúdico Implícito



EXEMPLO O culto é considerado jogo lúdico implícito. Observando verificaremos suas características; Diversão, seriedade, regras, prazer, liberdade, espontaneidade, tempo e espaço definido.Segundo Hizinga , Johan (Homo Ludens 1938), em todas as caprichosas invenções da mitologia, há um espírito fantasista que joga no extremo limite entre a brincadeira e a seriedade. Se, finalmente, observarmos o fenômeno do culto, verificaremos que as sociedades primitivas celebram seus ritos sagrados, seu sacrifícios, consagrações e mistérios, destinado a assegurarem a tranqüilidade do mundo, dentro de um espírito de puro jogo, tornando-se aqui o verdadeiro sentido da palavra.




Jogo Lúdico Explícito



É muito fácil de identificar o jogo lúdico explicito, pois suas características são EXPLíCITAS. Diversão, seriedade, regras, prazer, liberdade, espontaneidade, competição e cooperação tempo e espaço definido entre outros.
Para a criança, a brincadeira gira em torno da espontaneidade e da imaginação. Não depende de regras, de formas rigidamente estruturadas. Para surgir basta uma bola, um espaço para correr ou um risco no chão (VELASCO, Cacilda Gonçalves. Brincar: o despertar psicomotor 1996).

STAFF...

Dia 29/08/2010 STAFF



CORRIDA DA PROGUARI,BOSQUE MAIA (GUARULHOS)DIA INESQUEÇIVEL,UMA CORRIDA MARAVILHOSA,COM EXCELENTE ORGANIZAÇÃO, ACHEI UMA EXPERIENCIA FANTASTICA , POIS, NUNCA TINHA PARTICIPADO DE UMA MINI MARATONA
NOSSOS COLEGAS DERAM UM SHOW DE COMPANHEIRISMO, ALEGRIA E DEDICAÇÃO
OBRIGADA A TODOS DA UNICID.....

Jogos

O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições mais rigorosas,
pressupõe sempre a sociedade humana; mas, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na atividade lúdica. (Op.cit., p.3).

 É muito interessante estudar o jogo e descobrir que ele esta presente em nosso cotidiano constantemente. Segundo Johan Huizinga em seu livro Homo Ludens é defendida a visão de que o jogo é uma realidade originária, corresponde a uma das noções mais primitivas e profundamente enraizadas em toda a realidade, sendo do jogo que nasce a cultura, sob a forma de ritual e de sagrado, de linguagem e poesia, permanecendo subjacente em todas as artes de expressão e competição, inclusive nas artes do pensamento e do discurso, bem como na do tribunal judicial, na acusação e na defesa polêmica, portanto, também na do combate e na da guerra em geral.
O jogo e sua noção, segundo a contribuição de Huizinga no livro acima indicado, é mais primitivo do que a cultura, pois faz parte daquelas coisas em comum que o homem partilha com os animais.
Interessante a forma de como o jogo é composto, dentro dele há regras feitas pelos participantes, há prazer através do lúdico, os participantes jogam voluntariamente e após sair do jogo e se desligar do mundo lúdico o participante volta a sua rotina normal, a partir deste conceito simples de jogo podemos dar um exemplo:
Ir à Igreja participar de uma missa, onde existe um culto (ritual), realizado por um principal mediador que dita às regras onde todos obedecem desde o início, meio e fim, é estar participando de uma forma de jogo que chamamos de implícito, existem também os jogos explícitos, mas o que mais fascina no momento do jogo é o momento lúdico ali presente em que o jogador penetra ao praticar o simples ato de jogar, sozinho ou acompanhado, adulto ou criança. O momento lúdico não deve ser deixado de lado, pois através dele se da o desenvolvimento motor, simbólico, cognitivo de uma criança que resultará em muitas decisões tomadas por nós adultos, pode até parecer brincadeira, mas tudo o que somos muitas de nossas decisões, dificuldades, dúvidas, a maneira como interagimos com o mundo e com a sociedade, esta profundamente ligada ao momento em que quando crianças aprendemos nosso primeiros movimentos e a partir desses movimentos interpretamos o mundo através dos jogos em que estávamos só ou acompanhados, mas sempre mergulhados no momento mais importante o Lúdico.



No quadro ao lado, o flamengo Piter Brueghel (1525-1529), mostra cerca de 250 personagens participando de 84 brincadeiras, grande parte delas é conhecida ainda hoje. Interessante resaltar que este quadro não mostra feições, o que significa que os jogos eram praticados por todos sem

OQUE É EDUCAÇÃO FÍSICA


A educação física é uma atividade dinâmica que contribui na formação ampla dos sujeitos, em seu aspecto social, bem como no desenvolvimento de seu lado individual, através de oportunidades lúdicas que proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espaço.Desenvolve as habilidades motoras de qualquer sujeito, além de manter elementos terapêuticos, sejam eles emocionais ou físicos.

O surgimento da educação física se deu desde os tempos primitivos, quando o homem necessitava correr dos animais predadores, pular para pegar alimentos, carregar pesos, arremessar objetos para caçar, etc. Aos poucos, percebeu que seu preparo físico garantiria melhores condições de vida, tanto para trabalhar, interagir e se divertir.Nas práticas esportivas, nos jogos recreativos ou nos jogos com disputas, os participantes aprendem a lidar com sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência, respeito ao próximo, dentre outros, além de ter que aprender a esperar sua vez.
O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física deve estar voltado para a construção da cidadania dos sujeitos, formando elementos críticos e participativos no meio social em que estão inseridos. Seu objetivo principal deve ser de que o aluno “adquira a qualificação sócio-histórico-cultural necessária para promover o desenvolvimento de uma racionalidade crítica, autônoma e participativa”.
O caráter competitivo das atividades esportivas nem sempre está presente. Para crianças de até 8 anos de idade as práticas devem estar voltadas para o aspecto lúdico e de recreação, deixando as disputas para crianças maiores, jovens e adultos.
A educação física pode se dividir em várias classes: a escolar, a social, a terapêutica, a esportiva, a recreativa, dentre outras. O profissional também atua orientando sobre cuidados com a saúde, alimentação, problemas do sedentarismo, obesidade, etc.
Sabe-se da importância do profissional de educação física para a manutenção da qualidade de vida do ser humano, da sociedade em que se encontra inserido. Esse profissional exerce suas atividades atuando de forma individual (personal trainner) ou coletiva, em clubes, escolas, hotéis e spas, academias, condomínios, empresas, clínicas de recuperação, prefeituras e escolas, etc.